Páginas

sábado, 9 de julho de 2011

Falando Sério: Distúrbios Alimentares (parte II)

 Anorexia e Bulimia



- O que são?



A Bulimia é uma doença psicológica, em que a pessoa tem compulsão para se alimentar, no qual  come num curto espaço de tempo grande quantidade de alimento como se estivesse com muita fome. Perde o controle sobre si mesmo e depois tenta vomitar e/ou evacuar o que comeu, através de artifícios como medicações, com a finalidade de não ganhar peso.
A Anorexia é o contrário,a pessoa não apresenta apetite, e não se alimenta, tornando-se cada vez mais magra. Insiste em manter seu peso corporal abaixo dos níveis esperados para sua estatura, juntamente a uma percepção distorcida quanto ao seu próprio corpo, que leva o paciente a ver-se como "gordo". Apesar das pessoas em volta notarem que o paciente está abaixo do peso, que está magro ou muito magro, o paciente insiste em negar, em emagrecer e perder mais peso.

- Sintomas


Sintomas Comuns Anorexia e Bulimia


Anorexia
Bulimia
Recusa em manter o peso na proporção normal para idade e estatura 
X
X
Medo intenso de engordar, mesmo que com peso abaixo do normal 
X
X
Auto-avaliação alterada do peso e forma do corpo 
X
X
 Amenorréia 
X
.
Episódios recorrentes de comer-compulsivo
.
X
Comportamento compensatório inadequado: Vômitos, laxantes, diuréticos, jejum, exercícios
.
X
Episódios com ocorrência média de ao menos 2 x / semana, por 3 meses
X
X
 Auto-estima influenciada pelo peso e forma corpo
X
X

- Causas


As duas doenças são causadas principalmente por problemas psicológicos como aceitação de sua própria imagem, bullying, problemas amorosos ou familiares, falta de aceitação em grupos, etc.

- Tratamento

Antes de procurar ajuda o paciente precisa entender e aceitar que está doente e que precisa de ajuda. A partir daí, procurando ajuda médica que vai fazer correção de possíveis alterações metabólicas e um plano alimentar bem definido. Além de um acompanhamento com psicólogo e  o total apoio da família e amigos são fundamentais para um tratamento com resultados positivos.


Eu tinha feito o post e depois perdido dentro da minha pasta no pc. Séculos depois de achado não lembro das fontes. Desculpas.  =X

Um comentário:

Obrigada por comentar. E volte sempre que desejar! (;

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...