Páginas

quinta-feira, 2 de junho de 2011

O maior São João do Mundo

  Olha pro céu, meu amor, vê como ele está lindo. Olha praquele balão multicor, como no céu vai sumindo. Foi numa noite, igual a esta, que tu me deste o teu coração. O céu estava, assim em festa, pois era noite de São João (Luiz Gonzaga)


 Desde 1983, a cidade de Campina Grande, no interior daqui da Paraíba realiza o Maior São João do Mundo. São 31 dias de festa, numa área de mais de 80 mil metros quadrados. Toda a cidade fica em festa, decorada por todos os lados, desde o interior até os bairros urbanos, chegando ao Parque do Povo.  

São 500 atrações, 700 horas de muito forró e animação durante os dias da festa entre: os trios de forró, as  ilhas de forró, a pirâmide e os palcos.


As ilhas de forró são espaços reservados para quem gosta de dançar agarradinho. Lá é onde se toca o autêntico forró pé-de-serra. As ilhas são palhoças com um espaço relativamente grande, caracterizadas como as palhoças juninas da zona rural. E são por volta de 5 ilhas distribuídas ao longo do Parque do Povo.

A pirâmide é um espaço coberto, que durante as festas juninas ocorre campeonato das quadrilhas juninas das cidades próximas de Campina Grande e onde forrozeiros podem dançar sem se preocupar com as frequêntes chuvas do inverno, que acontecem em junho.




Sitio São João



No Parque do Povo existe uma área muito procurada que é o Sítio São João, que nada mais é do que uma réplica perfeita de um sítio sertanejo do interior do Estado no passado. Um cenário rural de 800 metros quadrados, que ao todo, encontram-se uma Igreja, bodega, uma casa de Mangaio, Casa de Farinha  e a casa do morador, que por possuir utensílios e rudimentos utilizados na época, faz o visitante voltar no tempo.

 
Cidade cenográfica


 Na cidade cenográfica, você pode encontrar a Vila Nova da Rainha, uma das primeiras  praças de desenvolvimento econômico da cidade e é a reprodução da época que Campina Grande era apenas uma vila. São 15 casinhas, uma igreja e um coreto, tudo construído em uma arquitetura semelhante à original, onde os turistas podem fazer suas compras de artesanato e confeccionados, produzidos a partir de diversas matérias-primas como madeira, estopa, bucha vegetal, sisal, barro, couro ou tecido.

  
Expresso do Forró


Dentro da programação do São João se destaca o Expresso do Forró, um passeio de trem que acontece nos fins de semana do evento e que vai e volta de Campina, até o distrito de Galante, um lugarejo encantador, em uma região montanhosa e uma paisagem linda de se ver. O trajeto de ida e volta é feito em uma locomotiva toda decorada com motivos juninos, onde em cada vagão se apresenta um autêntico trio de forró. Ao chegarem a Galante os passageiros são recepcionados por quadrilhas juninas,  muita animação e mais forró, onde podem degustar comidas e bebidas típicas, ou fazer um passeio a pé ou de charrete, onde se pode sentir o clima acolhedor da população.

 Casamento Coletivo



Durante o dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro, o Parque do Povo vira palco de casamento quando são realizadas dezenas de casamentos conjuntos, no Casamento Coletivo. Muitas pessoas sem poder aquisitivo realizam o sonho do casamento em festas com tudo pago pela Prefeitura da cidade.

 
Fogueira Cenográfica

A fim de tonar o cenário ainda mais em clima junino, todos os anos monta-se uma fogueira gigante, a Fogueira Cenográfica, dentro do Parque do Povo. São 20 metros de altura e é construída a partir de cola, poliuretano , tecido dentre outros. 



 No dia de São João, são reservadas as melhores atrações e Campina Grande recebe celebra o grande dia, com dezenas de fogos com duração de mais de 10 minutos.



Esse ano, a festa começa dia 03 de junho e vai até o dia 03 de julho. Para ver a programação do São João 2011 é só clicar aqui.
Se quiser sabe mais sobre o Expresso do Forró, ou garantir a sua vaga nessa viagem é só clicar aqui.
A prefeitura da cidade também disponibiliza todas as informações necessárias pelo site saojoaodecampina.pb.gov.br nele você encontra informações desde residências para locação, guia turístico, dicionário paraíbanês entre outros serviços.
Garanto que vai ser uma experiência ótema e super recomendo para suas férias. Já que o evento dura 31 dias você não tem desculpa de que não teve tempo, certo?!
E aí gostou de conhecer e viajar para dentro do maior São João do mundo? Já veio aqui dançar aquele forró agarradinho? Tem vontade de vim turistar por aqui? Comenta logo aqui abaixo.


Fotos reprodução; Fontes estão linkadas.


Beeijitos..
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar. E volte sempre que desejar! (;

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...